Correio Popular Notícia




Famílias do MST são retirados de fazenda em Seringueiras

Data da notícia: 14/09/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120914-171.jpg[/IMG](Da Redação) Depois de mais de 40 horas de muita negociação entre a Polícia Militar e os líderes de um grupo de trabalhadores rurais sem terras, que fazem parte do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), que há mais de três anos invadiram a Fazenda Riacho Doce, localizada a aproximadamente cinco quilômetros do Município de Seringueiras, foi fechado um acordo para o cumprimento da reintegração de posse da propriedade rural com a desocupação de forma ordeira e pacífica. A Fazenda Riacho Doce foi ocupada pela quarta vez e abrigava cerca de 91 famílias, totalizando aproximadamente 300 pessoas, no acampamento Paulo Freire III, em uma área de quase 20 quilômetros quadrados.
A grande área tomada pelos ?Sem Terra? é praticamente toda formada de pasto e, segundo informações do líder do Grupo, Francisco, alguns invasores aproveitaram a área para criar gados e outros para o plantio de frutas e hortaliças. O que chamou mais a atenção das autoridades foi uma tática usada pelo grupo; eles cortaram uma prancha por baixo, de forma que, quando a tropa passasse por cima, a prancha cederia.
Como resultado final das negociações o Tenente Coronel Ângelo, juntamente com o Major Crispin e o Major Paradela, conciliaram com a liderança a desocupação pacífica da área, disponibilizando uma estrutura de apoio e de logística para a remoção de pertences pessoais, bens e criações que estiverem na propriedade para uma área escolhida pelas famílias. O prazo para conclusão da desocupação será de até 15 dias, a contar da última quarta-feira (12), sendo que a tropa da Polícia Militar permanecerá no local para manter a segurança de todos os envolvidos nesta desocupação.
A negociação para saída das famílias iniciaram há alguns meses, sendo que em agosto, o Coordenador Regional de Policiamento 2, tenente coronel Bittencourt, acompanhado do Oficial Agrário, tenente coronel Ângelo, do comandante da 4ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 2ºBPM, Major Crispin e da Ouvidora Agrária Regional, Márcia Pereira, se deslocou ao município de Seringueiras, para uma reunião com o fazendeiro Evandro de Peder, um dos proprietários da Fazenda Riacho Doce e também com ocupantes do Acampamento Paulo Freire III, a fim delinear um acordo entre as partes e cumprimento das ordens judiciais.
Existe na Justiça Federal um processo ajuizado pelo Incra no intuito da retomada daquela propriedade para assentamentos através do Projeto de Reforma Agrária, no entanto sem ainda uma decisão final. Um outro processo na Justiça busca a desocupação da fazenda, fazendo-se a reintegração de posse aos seus proprietários (Sebastião de Peder e filhos), este já definido e determinado para que a Polícia Militar proceda o apoio necessário a essa desocupação. Já foram realizadas outras quatro reintegrações na mesma área. Com informações da PM.

Fonte:






Noticia vista 1916 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.